sexta-feira, 8 de maio de 2009

Cuidados com Raios

Raios Fax Modem 56Kbp/sEm períodos de Tempestades muitos usuários de microcomputadores acabam se esquecendo de desconectar o cabo telefônico que fica conectado ao modem, mas o que muitos não sabem é que este descuido pode custar muito caro. Um raio, quando atinge a rede de telefonia, tem sua descarga elétrica espalhada por toda a rede até se dissipar, o problema é que os aparelhos sensíveis conectados a linha telefônica são danificados ao serem atingidos pela descarga elétrica. A placa de fax modem (imagem acima à direita), utilizada para realizar conexões de internet discada a uma velocidade de até 56Kbp/s, é uma das mais atingidas. O fato é que em alguns casos além de queimar o modem, a descarga elétrica proveniente de um raio, atinge a placa mãe. Na maioria dos casos essa descarga provoca danos irreversíveis, como a queima da interface PCI e o seu controlador, o chipset. Após ter o seu equipamento atingido pela descarga elétrica, o mesmo deverá ser avaliado por um técnico competente, para que se possa saber a real situação do equipamento e o que pode ser feito para ter novamenteModem ADSL / Roteador / Wireless seu funcionamento reestabelecido, não há qualquer possibilidade de reparos em placas de fax modem e modems ADSL (imagem à direita) caso os mesmos sejam atingidos por raios. O mesmo pode acontecer com aparelhos telefônicos, que também podem ser afetados pelas descargas elétricas, porém neste caso há possibilidade de reparo, dependendo da gravidade do problema. Alguns cuidados podem ser adotados para evitar que seu equipamento acabe sendo danificando, segue abaixo dicas importantes:

  1. Não adianta retirar o equipamento da tomada elétrica e não desconectar o cabo telefônico, ambos devem ser desconectados.

  2. Se você for viajar ou sair de casa sem horário para voltar, desconecte o cabo telefônico do equipamento, uma tempestade poderá vir sem aviso prévio e pegar seu equipamento de surpresa.

  3. O mesmo deve ser feito caso perceba a aproximação de uma tempestade, desconecte imediatamente o cabo telefônico, o raio pode atingir seu equipamento antes mesmo de chegar a chuva.

  4. Existem equipamentos que oferecem proteção contra raios, mas nenhum oferece garantias que seu equipamento não será afetado, portanto é melhor prevenir-se.

  5. Caso seu equipamento tenha sido atingido, leve-o para uma análise em um técnico de sua confiança e peça um laudo.

Bom, espero ter ajudado a prolongar a vida útil do seu equipamento, cuidado com as descargas atmosféricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sua opinião sobre nossas publicações ou deixe uma sugestão, idéia, dúvida, enfim, não deixe de comentar.

Assistência Técnica

Atendemos de segunda a sábado, das 9h às 18h. A Speedy Hardware Informática vai até você, nós buscamos seu computador, entrega rápida, no máximo 03 (três) dias úteis. Emitimos Laudo Técnico e recuperamos suas informações perdidas. Ligue e agende uma visita. Tel.: (11) 4409-3023 / 9429-2223. e-mail: speedyhardware@hotmail.com